terça-feira, 5 de abril de 2011

O MEDO DE VOLTA 66 ANOS DEPOIS

O Japão é o único país do mundo que teve seu território atacado com armas nucleares.Duas bombas lançadas sobre as cidades de Hiroshima e Nagasaki.Mais de 140000 pessoas morreram nas duas cidades.
Na semana passada,66 anos depois a radiação voltou a atemorizar o Japão.
O perigo vem dos reatores da usina nuclear de Fukushima 1,seriamente atingida pelo terremoto e pelo tsunami, a força descomunal passou a ser a ameaça maior e mais insidosa, a radiação que vazava capaz de provocar danos à saúde de quem encontrasse a um raio de até 80 quilômetros de disância.
Os avisos tranquilizadores do governo japonês começaram a ser desacreditados e instalou-se um surdo pânico no país.Os estrangeiros correram aos milhares para os aeroportos e os próprios japoneses em condições de fazê-lo estavam,na sexta-feira passada, tentando obter um lugar em aviões que os levassem para longe da radiação.A era nuclear, inaugurada tragicamente em Hiroshima e Nagasaki,parecia ter encontrados seu fim ocidental em Fukushima.
A quebra controlada do átomo permite gerar energia elétrica sem a queima de combustíveis fósseis nas termelétricas e sem a devastação de florestas e rios para a construção de hidrelétricas.
Um relatório recente da ONU conseguiu comprovar a relação entre radiação e morte em apenas 56 vítimas de Chernobyl-47 técnicos da usina e nove crianças de cidades vizinhas que desenvolveram cânces na tireoide - glândula cinco vezes mais vulnerável à radiação do que a média do corpo humano.
As explosões nos reatores de Fukushima reavivaram o medo e , um a um, governos da Finlândia e Itália, da Inglaterra à China anunciaram a suspensão ou revisão drástica de seus planos de expansão nuclear para fins pacíficos.

OS REATORES E O PETRÓLEO

Nos momentos de alta do petróleo, o investimento em energias alternativas, como nuclear, costuma nascer.Foi o que aconteceu no fim da década de 70.Como uma usina nuclear demora de cinco a dez anos para ser construída, o início dos anos 80 foi o período em que mais se inauguraram reatores.
Com exceção da França da Suécia e das ex-republicas socialistas,os países europeus játinham planos para desativar gradualmente suas usinas.Após os vazamentos em Fukushima, a aposentadoria da indústria nuclear pode acontecer antes do previsto bombas d'água funcionando.Também houve descuidos nas usinas de Fukushima que poderiam ter sido facilmente evitados 
Apesar do trauma, dificilmente o Japão poderá desistir de suas usinas nucleares.São 54 reatores no total e representam quase 30% de sua matriz energética.O país importa 80% de toda matéria-prima necessária para produzir a energia que consome.
A energia nuclear só é mais cara para ser produzida do que a térmica e a de biomassa (etanol, por exemplo).Isso significa que ela é necessária. Teremos de aprender com o acidente de Fukushima da mesma forma que a Indústria Aeronáutica aprende e se aperfeiçoa com cada desastre de avião.

*PAÍSES  MAIS  DEPENDENTES  DE  ENERGIA  NUCLEAR.
1-França
2-Bélgica
3-Eslováquia 
4-Ucrânia
5-Suécia
..11-Japão
..14-EUA
..20-Brasil

segunda-feira, 4 de abril de 2011

AS 15 RESPOSTAS SOBRE O ACIDENTE.

1-Como funciona o reator Mark I da usina japonesa?
R:*A água passa por varetas de dióxido de urânio. O calor produzido, transforma em vapor.
*O vapor produz em energia elétrica
*O vapor é bombeado para o condensador
*O vapor é resfriado, transformando-se novamente em água

2-Por que as varetas de combustível radioativo se aqueceram demais?
R:Sem água, as varetas de aquecem até atingir o limite de 2200 graus.A partir dessa temperatura, elas começam a derreter.

3-O que acontecerá se elas derreterem?
R:O material radioativo dentro do reator escapará para a atmosfera.

4-Se o reator de Fukushima fosse refrigerado com água pressurizada teria os mesmos danos?
R:Provavelmente sim.

5-Quais foram as medidas toamadas para impedir o aquecimento dos reatores?
R:*Baterias elétricas foram usadas para bombear água para dentro dos reatores.
*Com bombas hidráulicas portáteis, tentou-se enchê-los com água do mar.Era pouca quantidade e o líquido se evaporou.
*Mangueiras de alta pressão acopoladas a caminhões-pipa despejam água nos reatores
*Helicópteros lançaram água do mar a 60 metros de altura, mas erraram o alvo.

6-Qual o grau de radiação, a 10,20 e 30 quilômetros ao redor de Fujushima 1?

       
7-Tóquio, a 240 quilômetros de distância, recebeu que grau radiação?
R:O nível de rádiação chegou a 0.0008 milisievert (mSv), vinte vezes mais alto do que o normal.

8-Em que proporção a radiação vai se tornando menor conforme se afasta de seu ponto de geração?
R:A diminuição ocorre em uma razão inversamente proporcional ao quadrado da distância.

9-Como se descobre se uma pessoa está contaminada?
R:*Contador Geiger
O aparelho contém uma câmara interna com um gás que reage às partículas radioativas
*Detector de cintilação
No sensor há um cristal cujos átomos se agitam na presença de ondas eletromagnéticas,identificando a existência de raios gama.

10-O que é pior, fazer 39 exames de tomografia computadorizada ou passar uma hora na entrada de Fukushima 1?
R:Medições feitas no portão da usina japonesa, quinta-feira passada, indicaram uma radiação de 1000 mSv por hora.

11-Como se mede a radiação?
R:*Gray é a unidade que mede a dose de energia absorvida
*Sievert (Sv)leva em conta, além da dose de energia, seu efeito biológico, que varia de acordo com a donda radioativa.

12-Uma pessoa contaminada pode transferir radiação a outras pessoas?
R:Sim.

13-Como se proteger da contaminação?
R:Ingerir iodo em tabletes ou xarope.

14-Por quilowatt gerado versus número de vítimas fatais, a energia nuclear é mais perigosa do que as outras?
Não.

15-Reatores nucleares explodem como as bombas nucleares?
Não

UM INVERNO NUCLEAR?


A tragédia causada pelo terremoto e pelo tsunami converteu-se em pesadelo ainda maior para o Japão: os reatores da usina atômica na região de Fukushima atingida pela catástrofe, continuam com falhas no sistema de refrigeração, e a radiação por eles emitida chegou a Tóquio, a capital do país. A semana terminou com a situação parcialmente controlada, mas é inescapável a conclusão de que jamais será a mesma a relação da humanidade com a energia gerada pela fissão dos átomos. 

(Thaís Oyama)

Japão-Últimas notícias

Japão  faz  terceira  tentativa  para  frear 

vazamento  de  água  radioativa  no  mar


A Tokyo Electric Power (Tepco), empresa que administra a usina nuclear de Fukushima, usou nesta segunda-feira (4) líquido com corante em um túnel próximo ao reator 2 da central para tentar determinar a rota pela qual a água radioativa vaza para o mar.

A empresa tentou deter o vazamento selando a rachadura com concreto e injetando polímero em pó para absorver a água, mas nenhuma nenhuma dessas duas medidas obteve sucesso. O objetivo do corante é poder seguir a rota exata pela qual a água contaminada chega ao mar.Segundo informações da televisão "NHK", os funcionários verteram o líquido de cor branca em um túnel que conduz à fossa onde no sábado (2) foi detectada uma rachadura de cerca de 20 centímetros, que permite que água com uma elevada radioatividade vaze para o mar.
A Tepco estuda ainda tapar a rachadura com produtos químicos ou instalar uma barreira no litoral para conter a água radioativa. De forma paralela, os técnicos continuam os esforços para drenar a água radioativa que inunda os porões dos prédios de turbinas das unidades 1, 2 e 3, e dificulta seriamente os trabalhos para esfriar os reatores da central de Fukushima.
_________________________

Líbia (04/04/2011)

Rebeldes líbios avançam por cidade petrolífera

Muhammed Muheisen/AP

Rebeldes líbios retomaram hoje grande parte da cidade petrolífera de Brega, que já mudou de controle várias vezes nas últimas semanas em meio aos combates contra as tropas do ditador Muamar Kadafi. Foram ouvidos vários disparos de artilharia feitos pelas forças de Kadafi, enquanto os rebeldes avançavam pela parte oeste da cidade. Mulheres e crianças têm fugido da cidade.
Com o começo dos bombardeios da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), os insurgentes líbios conseguiram avançar para o oeste, até a cidade de Sirta, onde foram rechaçados pelas forças de Kadafi, que partiram para uma nova ofensiva. Hoje, o front estava no terminal petrolífero de Brega, no começo do leste líbio.
Forças de Kadafi prosseguem o cerco a Misurata, única cidade no oeste líbio sob poder dos insurgentes. Ontem, tropas do governo atacaram a cidade e atingiram um hospital, onde uma pessoa foi morta e 11 feridas. O cerco a Misurata dura mais de uma semana.
Ontem, um navio turco conseguiu embarcar 250 feridos em Misurata e transportá-los para Benghazi, onde funciona a capital do Conselho Nacional da Líbia, o governo insurgente que controla o leste. As informações são da Associated Press.

Últimas Notícias do Egito (04/04/2011)

                                                                         ATENAS 

Um avião de passageiros com 213 pessoas a bordo que tinha como destino o Egito efetuou nesta segunda-feira, 4, uma aterrissagem de emergência em Atenas, depois de ter recebido um alerta de bomba.
Fontes do aeroporto Eleftherios Venizelos de Atenas informaram à Agência Efe que os passageiros e a tripulação deixaram a aeronave imediatamente e que "todos estão bem".
O piloto solicitou permissão para aterrissar em Atenas quando voava de Bristol em direção a Sharm el-Sheikh (Egito) e avisou à torre de controle grega que havia uma ameaça de bomba a bordo, sem fornecer mais detalhes.
"A Polícia do aeroporto está executando o processo de checagem do avião, como determinam as regras nestes casos", informaram as autoridades à Efe.