terça-feira, 5 de abril de 2011

OS REATORES E O PETRÓLEO

Nos momentos de alta do petróleo, o investimento em energias alternativas, como nuclear, costuma nascer.Foi o que aconteceu no fim da década de 70.Como uma usina nuclear demora de cinco a dez anos para ser construída, o início dos anos 80 foi o período em que mais se inauguraram reatores.
Com exceção da França da Suécia e das ex-republicas socialistas,os países europeus játinham planos para desativar gradualmente suas usinas.Após os vazamentos em Fukushima, a aposentadoria da indústria nuclear pode acontecer antes do previsto bombas d'água funcionando.Também houve descuidos nas usinas de Fukushima que poderiam ter sido facilmente evitados 
Apesar do trauma, dificilmente o Japão poderá desistir de suas usinas nucleares.São 54 reatores no total e representam quase 30% de sua matriz energética.O país importa 80% de toda matéria-prima necessária para produzir a energia que consome.
A energia nuclear só é mais cara para ser produzida do que a térmica e a de biomassa (etanol, por exemplo).Isso significa que ela é necessária. Teremos de aprender com o acidente de Fukushima da mesma forma que a Indústria Aeronáutica aprende e se aperfeiçoa com cada desastre de avião.

*PAÍSES  MAIS  DEPENDENTES  DE  ENERGIA  NUCLEAR.
1-França
2-Bélgica
3-Eslováquia 
4-Ucrânia
5-Suécia
..11-Japão
..14-EUA
..20-Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário