terça-feira, 5 de abril de 2011

O MEDO DE VOLTA 66 ANOS DEPOIS

O Japão é o único país do mundo que teve seu território atacado com armas nucleares.Duas bombas lançadas sobre as cidades de Hiroshima e Nagasaki.Mais de 140000 pessoas morreram nas duas cidades.
Na semana passada,66 anos depois a radiação voltou a atemorizar o Japão.
O perigo vem dos reatores da usina nuclear de Fukushima 1,seriamente atingida pelo terremoto e pelo tsunami, a força descomunal passou a ser a ameaça maior e mais insidosa, a radiação que vazava capaz de provocar danos à saúde de quem encontrasse a um raio de até 80 quilômetros de disância.
Os avisos tranquilizadores do governo japonês começaram a ser desacreditados e instalou-se um surdo pânico no país.Os estrangeiros correram aos milhares para os aeroportos e os próprios japoneses em condições de fazê-lo estavam,na sexta-feira passada, tentando obter um lugar em aviões que os levassem para longe da radiação.A era nuclear, inaugurada tragicamente em Hiroshima e Nagasaki,parecia ter encontrados seu fim ocidental em Fukushima.
A quebra controlada do átomo permite gerar energia elétrica sem a queima de combustíveis fósseis nas termelétricas e sem a devastação de florestas e rios para a construção de hidrelétricas.
Um relatório recente da ONU conseguiu comprovar a relação entre radiação e morte em apenas 56 vítimas de Chernobyl-47 técnicos da usina e nove crianças de cidades vizinhas que desenvolveram cânces na tireoide - glândula cinco vezes mais vulnerável à radiação do que a média do corpo humano.
As explosões nos reatores de Fukushima reavivaram o medo e , um a um, governos da Finlândia e Itália, da Inglaterra à China anunciaram a suspensão ou revisão drástica de seus planos de expansão nuclear para fins pacíficos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário