domingo, 8 de maio de 2011

Resumo Japao (Principais Acontecimentos)

Catástrofes no Japão - Terremotos, Maremotos e Tsunamis

Na ultima sexta-feira (11/03/2011), às 14:46 horário local (02:46 horário de Brasilia) o Japão foi acometido por uma catástrofe de caráter natural que causou um estrago de magnitude estratosférica. A região nordeste do pais foi atingida por um forte terremoto de escala 8.9 richter, que teve o epicentro no Oceano Pacifico, a 160 Km da costa, o sétimo mais violento da história e o maior na história do pais. O fenômeno ficou conhecido como Tohoku Jishin, que significa Terremoto do Nordeste, devido a região onde sua ação foi mais devastadora.

O fenômeno desencadeou outro, uma Tsunami de dez metros de altura que devassou cidades e vilarejos do pais. Muitas pessoas tentam escapar das áreas mais afetadas em meio a embarcações e automóveis que dividem o mesmo espaço em meio às águas. As autoridades orientaram a população a se refugiarem em lugares altos para manterem-se seguros das ondas gigantes. Segundo o governo japonês os fenômenos podem ter vitimados 1 mil habitantes e estimativas revelam que o numero só tende a aumentar.

O Tohoku Jishin atingiu a usina nuclear de Onagawa, no nordeste do Japão, com os tremores alguns setores de fundamental importância da usina obtiveram um mal funcionamento e outros não tão importantes foram incendiados, com esse desequilibro funcional na usina o nível de radioatividade aumentou significativamente, causando preocupação e pavor na população adjacente, a priori foram tomadas medidas de desocupação de residentes próximos ao local como forma de prevenção à contaminação por partículas radioativas.

Neste sábado (12/03/20011) as autoridades começam a contabilizar e divulgar os danos causados pelas duas catástrofes físicas. metrôs e sistemas de telecomunicações inoperantes, entre outros. A preocupação mais emergente agora é com a usina e as pessoas que habitam em suas proximidades. Outra preocupação é com o numero de vitimas e com o contato dos sobreviventes com as suas famílias, além de fator alimentação que é uma das emergências, já que essas catástrofes atingiram uma área que é responsável pelo abastecimento alimentício do Japão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário